sexta-feira, 11 de maio de 2012

Rio+20, a vitrine das empresas brasileiras


Dentro de dois meses, na terceira semana de junho, a cidade brasileira mais conhecida lá fora sedia um evento que deve não apenas servir de teste à capacidade de organização dos governos como também colocar o Brasil em evidência no resto do mundo. A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, deve trazer ao Brasil dezenas de chefes de Estado – embora ainda não se saiba se o presidente americano, Barack Obama, estará presente –, além de milhares de especialistas, de dentro e de fora dos governos. Apesar da importância do evento, pouco se fala sobre ele. Não se deve esperar que as delegações assinem um documento que vá modificar a vida na Terra, antes de deixar o Rio. 
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As grandes companhias já perceberam que a sustentabilidade é fundamental
para os negócios. Seja pela preservação de recursos, seja pela manutenção de seus mercados.
Serão firmados, na verdade, compromissos que vão orientar a atuação dos países em relação ao meio ambiente nos próximos anos. Os internacionais, no âmbito das Nações Unidas, serão assinados pelos governos. Mas as decisões ali tomadas deverão ser colocadas em prática especialmente pelas empresas. O primeiro rascunho do documento traz muitos assuntos ainda sem consenso. Como sempre, nesses casos,  ainda está presente a disputa entre os países ricos, que já poluíram, e os países emergentes, que acham que ainda têm o direito de utilizar sua cota de poluição. O documento que dará a base das negociações defende o estímulo a uma economia verde, que promova o desenvolvimento econômico sustentável e ajude a erradicar a pobreza, mas deixa claro que essas iniciativas não devem resultar em barreiras comerciais, fomentar a desigualdade ou restringir a decisão individual dos países.
Enfim, evidencia os limites do que não se deve fazer, mas não necessariamente traça caminhos para a conciliação entre crescimento e preservação. A participação das empresas em acordos do gênero, que vão desenhar a economia do futuro, é de fundamental importância. Entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) já perceberam isso. A CNI, por sinal,  conta com um grupo que se dedica exclusivamente ao tema, encarregado de preparar um estudo, que será divulgado durante a Conferência, com exemplos de boas práticas ambientais de empresas brasileiras. Ainda não são todas, mas as grandes corporações já perceberam que a sustentabilidade é fundamental para a sobrevivência de seus negócios. Seja pela preservação de recursos naturais essenciais ao seu ciclo de produção – água limpa, por exemplo –, seja pela manutenção de seu mercado consumidor ou pela carteira de clientes. 

Ou mesmo pela possibilidade de atrair investidores, já que hoje existem fundos que só mantêm em suas carteiras ações de companhias sustentáveis. Empresas que exportam para a Europa, por exemplo, já estão acostumadas com o escrutínio de seus clientes, que querem saber a origem das matérias-primas que entram e o destino dos resíduos que saem da produção. E não prestam as informações porque são boazinhas, mas porque são pressionadas por seus consumidores. Ou seja, assumir uma postura sustentável, agir lembrando que o mundo tem que ser preservado para as gerações futuras não é mais uma opção. Não depende da ética ou das convicções pessoais do dono da empresa, da sua diretoria ou de ela estar instalada num país onde as leis, os órgãos de controle ambiental ou a sociedade são mais rígidas. Trata-se, cada vez mais, de uma questão de sobrevivência. Vamos ver o que as empresas brasileiras terão a mostrar quando estiverem na vitrine.

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Comentário sobre a reportagem:

Em junho próximo, o Rio de Janeiro cediará mais um evento importante, a Conferência das Nações Unidas,    que contará com a presença de representantes de vários paises do mundo. Nesta será apresentado propóstas para um desenvolvimento sustentável. Hoje, ser uma empresa ecologicamente correta e sustentável não é mais uma questão de ética ou boas convicções, e sim de sobrevivência. Não só da vida em nosso planeta, mas também dos negócios. Seguir um modelo economicamente sustentável, vai além de economizar custo. Adotar uma economia verde significa atrair investidores, como por exemplo os europeus, que atualmente só mantém fundos onde sabem a procedência da matéria prima, como são descartados os resíduos na natureza etc. Esta será uma excelente oportunidade das empresas brasileiras divulgarem seus nomes a nível internacional. Elas estarão na vitrine do mundo dos negócios.


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2 comentários:

  1. A matéria mostra a necessidade de agregação das empresas para uma economia sustentável, que é de fundamental importância para a sobrevivência de seus negócios, pois serão pressionadas por consumidores cada vez mais exigentes e conscientes.

    Postado por grupo 7 GH.

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  2. Revendo todo a reportagem = se sente este interesse por fazer alguma coisa pela sustentabilidade, não podemos dizer que estamos em zero, estamos dando passo de formiga mas o mais importante não é isso e sim não esquecer que temos este grande compromisso de ajudar o nosso palneta.

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