sexta-feira, 13 de abril de 2012

Curiosidade - O Marketing do Rio+20

Em nossa primeira postagem, vamos trazer pra vocês uma curiosidade com relação ao marketing no Rio+20. Mostraremos, através de um artigo, como funciona a divulgação e as ações coordenadas pelo Rio+20, no que diz a respeito a comunição, divulgação e marketing. O interessante é que o projeto de divulgação é globalizado e envolve várias campanhas, empresas, até doações e voluntários. O crescimento do movimento em busca da sustentabilidade vem cada vez mais ganhando força. Segue abaixo o artigo.

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Faltam 153 dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, mas o que será discutido antes, durante e após os três dias de evento ainda não está na pauta da mídia brasileira e muito menos na boca do povo.

Para começar a mudar esse cenário, Grupo Meio & Mensagem, atendendo convite feito pela ONU, convocou lideranças de agências, anunciantes, veículos e entidades para uma reunião nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. A proposta desse encontro foi discutir maneiras de comunicar os temas e objetivos da Rio+20, que ocorre entre 20 e 22 de junho.

Meio & Mensagem é o responsável por coordenar a as ações do mercado de marketing e comunicação voltadas para comunicar as metas do Rio+20, que atrairá mais de 190 chefes de Estado. A iniciativa foi abraçada porque envolve uma causa nobre. Além disso, a ONU está integrada ao movimento.
“O primeiro desafio é tornar a Rio+20 conhecida pela sociedade civil. O segundo é o que será feito no evento em si, porque não se trata apenas de três dias, mas sim de uma série de eventos prévios e decorrentes. Um terceiro desafio é repercutir na imprensa os temas que serão discutidos”, afirma José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

As discussões chegaram a alguns consensos, dentre eles de que é preciso fazer comunicação publicitária, além de aproximação da imprensa aos temas que serão discutidos no evento. Algumas iniciativas já estão em execução. Uma delas envolve o capítulo do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que coordena uma campanha publicitária para divulgar o evento, com criação de Binder, Agência3 e NBS. A ideia é exibir as peças, bem como cases de sustentabilidade já durante o V Congresso de Publicidade, que ocorre entre 28 e 30 de maio.

Durante o encontro, mais ideias surgiram e deverão ser colocadas em execução. Uma delas é envolver o setor promocional. Outra é convocar algum executivo de Relações Públicas para auxiliar o grupo no plano de comunicação, especialmente no relacionamento com a imprensa.
Ligação com a ONU
Também estiveram presentes ao evento representantes da Humanitare, que faz o meio de campo entre a ONU e o setor privado e a sociedade. A entidade é presidida por Sheila Pimentel. Ao todo, 15 setores da economia estão envolvidos na missão de fazer o evento acontecer. Eles formam a chamada Conexão G15. Empresas como Vale estão articuladas. Nesse sentido, Meio & Mensagem atuará como aglutinador das iniciativas.
O comitê
A ideia é que a próxima reunião do grupo, em 15 de fevereiro, já tenha um projeto de comunicação estabelecido de acordo com as sugestões dos participantes do grupo. A partir de então, o foco deverá recair sobre a execução das propostas. Novas reuniões mensais estão agendadas entre março e julho.
O comitê é formado por CEOs de diversas empresas. O grupo é composto das seguintes lideranças: Cledorvino Belini (Fiat), Fernando Fernandez (Unilever), Márcio Utsch (Alpargatas), Marcos Bicudo (Philips), Paulo Sérgio Kakinoff (Audi), Guga Valente (Grupo ABC), Luiz Lara (Abap e Lew´Lara\TBWA), Orlando Marques (Grupo Publicis), Sérgio Amado (Grupo Ogilvy), Washington Olivetto (WMcCann), Antonio Manuel Teixeira Mendes (Grupo Folha), Caco de Paula (Grupo Abril/ Planeta Sustentável), Eduardo Sirotsky Melzer (Grupo RBS), Fábio Coelho (Google), Fernando Madeira (Terra), Silvio Genesini (Grupo Estado), Jaime Troiano (Grupo Troiano de Branding), José Victor Oliva (Holding Clube) e Luiz Carlos de Queiróz Cabrera (Amrop Panelli Motta Cabrera). O secretário geral do comitê é João Ciaco (ABA/Fiat). A coordenação é de José Carlos de Salles Gomes Neto, com Marcelo de Salles Gomes, do Grupo Meio & Mensagem.

fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2012/01/18/Meio-Mensagem-coordena-comite-em-prol-da-Rio-20-comunicar-Rio-Mais-20.html

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Conclusão:

O trabalho do "grupo" Meio & Mensagem passa a ser respeitado ainda mais, quando é indicado pela ONU, a maior organização de nações do mundo. O grupo se mostra bastante eficiente quanto a divulgação. Para provar, é só observarmos o quão grande é o crescimento do Rio+20 e da quantidade de pessoas envolvidas no projeto e processo de sustentabilidade no mundo atual.

O marketing se mostra cada vez mais importante nesse processo. O que seria do Rio+20, sem a divulgação da maneira certa e as ações de outras organizações de divulgação pelo mundo? Hoje, somos dependentes do marketing. O objetivo de tornar pública a ideia do Rio+20, divulgar seus projetos, suas causas e seus temas, vem sendo cumprido de forma excepcional.  .
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Clique aqui para ver um vídeo sobre o comitê do Meio & Mensagem pela Rio+20

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