A plataforma virtual Sustainia, tem o objetivo de moldar “como será o nosso futuro” com imagens e espaço virtual para permitir que as pessoas imaginem como será esse futuro. Sustainia cria um novo tom na comunicação sobre sustentabilidade”, diz o website da iniciativa.
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O discurso da sustentabilidade está ganhando
roupagem nova, moldada pelo marketing, com palavras claras, mensagens
“empoderadoras” e linguagem inclusiva. O objetivo é “vender sonhos, não
pesadelos” e motivar a mudança na direção de um futuro mais sustentável,
baseado em tecnologias e soluções já disponíveis. Esse futuro tem nome –
Sustainia – e poderá ser experimentado virtualmente a partir de junho.
A plataforma Sustainia foi lançada no início de março deve estar pronta para
a Rio+20, que ocorre
de 20 a 22 de junho com o tema “o futuro que queremos”. O objetivo é usar
imagens e espaços virtuais para permitir que as pessoas imaginem como será esse
futuro. “Sustainia cria um novo tom na comunicação sobre
sustentabilidade”, diz o website da iniciativa. “Em vez de representar um
futuro de sacrifícios e limites, Sustainia nos mostra como soluções
sustentáveis podem contribuir para melhorar de forma real a vida das pessoas”.
Por trás da iniciativa estão 20 empresas e
organizações globais, que angariaram o apoio do Global Compact das Nações Unidas e de
nomes como o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a ex-primeira
ministra da Noruega, Gro Bruntland, e a comissária para a ação climática da
União Europeia, Connie Hedegaard. Sustainia envolve a publicação de
livros, a concessão de prêmios para as melhores soluções sustentáveis – o
Sustainia Award – e a construção do modelo virtual, usando a tecnologia do
Second Life.
O livro Guide to Sustainia, publicado no ano passado, explica a lógica que
inspira a iniciativa. “Os marqueteiros sabem que assustar ou deprimir seu
público simplesmente não é bom para os negócios. O objetivo da
comunicação da maioria das empresas é simples: vender. As empresas vendem
um produto. Um serviço. Preste atenção e veja que é provável que
estejam vendendo um modo de vida. (…) Sustainia é um modo de vida.
Um modo de vida com mais qualidade de vida. E nós comunicamos sobre
Sustainia como marqueteiros profissionais comunicam sobre seus produtos: um
modo de vida desejável e luxuoso sem o qual você não pode viver”.
O livro explica como cidades, residências,
sistemas de energia e transporte poderiam ser em 2020 com a adoção de
tecnologias e soluções sustentáveis. Durante a Rio +20, será lançada a
iniciativa Sustainia 100, que elencará as 100 melhores soluções para a
sustentabilidade. Tais soluções serão acrescidas ao modelo virtual em
desenvolvimento e a novas edições do livro.
O website e os materiais promocionais de
Sustainia não detalham qual é a visão de sustentabilidade por trás do modo de
vida que vendem. Connie Hedegaard, durante o lançamento da iniciativa no
início de março, entretanto, deu uma pista. “Se investirmos um pouco mais
em uma sociedade mais eficiente em recursos e energia, podemos criar empregos,
empregos que precisamos no momento na Europa e que não podemos mandar para a
China”, disse. “Trata-se de como vamos criar o crescimento do futuro… Não é um futuro cinza e preto, ao contrário, é colorido, interessante,
inteligente”.
O que você acha da abordagem de Sustainia? Uma boa dose de otimismo e técnicas de marketing podem ajudar a promover as
mudanças que a economia global precisa fazer para caber nos limites da
natureza?
Fonte:
http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=noticias/view&id=234105
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Conclusão:
As notícias reproduzidas pelo
Radar Rio +20 têm o objetivo de oferecer um panorama do que é publicado
diariamente no Brasil sobre a Conferência e seus temas e não representam
posicionamento das instituições parceiras do projeto. Organizações e pessoas
citadas nessas matérias que considerem seu conteúdo prejudicial podem enviar
notas de correção ou contra-argumentação para serem publicadas em espaço
similar e com o mesmo destaque das notícias em questão.
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