O ambientalista Eric Assadourian, vê a Conferencia Rio +20, que ocorrerá em junho deste ano, como uma oportunidade de disseminar a ideia anticomunista para promover o decrescimento econômico, como saída da crise e sobrevivência do planeta.
Eric, um dos diretores da WorldWatch Institute, aponta os 4 pontos-chave
para alcançar esse “decrescimento”:
1. Transformar a indústria do consumo, tornando a ideia da vida
sustentável tão natural quanto a ideia de consumir. Por exemplo, a noção de que
cada um de nós tem que ter um carro próprio é antiquada;
2. Redistribuir os impostos, cobrando mais de indústrias que
poluem, da publicidade (que fortalece o consumismo) e de quem ganha além do
necessário para a sobrevivência básica;
3. Reduzir as jornadas de trabalho, dando às pessoas mais tempo,
redistribuindo riquezas e gerando mais empregos;
4. Fortalecer a chamada 'economia da plenitude', em que as
pessoas plantam mais para prover para sua própria alimentação, cuidar de sua
família, aprender novas habilidades, e os recursos são melhores usados. Se
podemos produzir um livro da série 'Jogos Vorazes', para ser usado por milhares
pessoas em uma biblioteca, porque produzir 10 mil para serem comprados por
milhares de pessoas? Teríamos um uso mais eficiente, com a mesma qualidade.
Segundo o ambientalista, o decrescimento nos deixaria
mais ricos, pois ganharíamos em tempo e qualidade de vida.
Fonte:
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Conclusão:
Este artigo mostra que o marketing é uma forma de alterar e mudar conceitos sobre diversas áreas econômicas, políticas e sociais. A ideia inicial é fazer valer o conceito de sustentabilidade, porém, naturalmente, o marketing acaba por trabalhar e ajudar, criando soluções para alterar o pensamento no que diz respeito a outras áreas do nosso mundo.
Me interessei sobre o assunto do Marketing - Uma Ferramenta contra o Anticonsumismo, inclusive já postamos também sobre consumo consciente no nosso blog.
ResponderExcluirÉ importantíssimo falarmos sobre o consumo desenfreado. Pode parecer bobagem, mas quantos de nós compramos coisas sem ter muita necessidade, ou compramos coisas que nem chegamos a usar,
““No blog há um comentário que acho super válido sobre a economia da plenitude’,” em que as pessoas plantam mais para prover para sua própria alimentação, cuidar de sua família, aprender novas habilidades, e os recursos são melhores usados”. Aprendermos isso é claro que não é de um dia para o outro, mas podemos começar aos poucos revendo nosso guarda roupa, por exemplo, reciclando peças, reutilizando-as de modo diferente.... Pensar no hoje é garantir um amanhã mais digno.
Tatiani (M00018): Infelizmente vivemos em um mundo capitalista, onde o consumismo é exagerado devido a cultura de alguns países como os EUA. A ideia de sustentabilidade deve ser implantada e enraizada no nosso cotidiano. E o trabalho do Marketing agora é outro, fazer com que as pessoas mudem seus hábitos para um consumo sustentável.
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